Mentiras e contos de fadas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A primeira semana do mês de abril começou com dois acontecimentos super legais nas oficinas de literatura: no dia 2 (dia mundial do livro infantil), comemoramos o aniversário de Hans Christian Andersen, o pai dos contos de fadas modernos; e no dia 1º... Todo mundo já sabe, não?

O 1º de abril é sempre aquele dia de pregar uma peça nos amigos! Assim, celebramos a mentira e os contos de fadas, com a leitura do conto: “A roupa nova do rei”, que segundo Kátia Canton (p. 9), é um texto no qual “o valor da autenticidade é transmitido com humor”. O conto nos traz a história de um imperador muito vaidoso, que – cego pelo orgulho – é pego numa bela mentira por dois vigaristas, pra lá de espertos.

Inspirados pela história, realizamos uma brincadeira na qual cada um escreveu uma autobiografia repleta de mentiras, para que os colegas tentassem adivinhar quem era o autor do texto. Confira a seguir a produção de Guilherme Henrique (9 anos):

“Meu nome é Roberto Bolanos e eu nasci nos EUA. Hoje moro no México, tenho 200 anos e vivo sozinho com minha televisão. Não gosto de ninguém, sou muito chato e queria ser comediante. Estudo na escola João e o Pé de Feijão e a pior lembrança da minha vida foi quando eu contei uma piada para uma pessoa e ela morreu de tanto rir”.

Ah! E fica aí a nossa dica de leitura: “Era uma vez Andersen: recontado por Katia Canton”, da editora DCL (compilação de seis contos do autor: A rainha da neve; O patinho feio; Polegarzinha; O valente soldadinho de chumbo; A pequena vendedora de fósforos; e A roupa nova do rei).


Hans Christian Andersen

0 comentários:

Postar um comentário